Sérgio, você foi bem pontual no seu post e levou questões bem pertinentes.
Se tem um blogueiro oferecendo cursos a comunicação com ele é essencial. Eu recomendo que tentam enviar a ele uma mensagem. Deve haver alguma forma de contato ou formulário que possibilite isso. Envie um email com algumas dúvidas. Depois de algum tempo, envie um email dizendo que está querendo comprar algum curso. Acredite: muitos blogueiros ignoram por completo aqueles emails mais triviais que não trarão lucro nenhum e respondem rápido como um foguete aqueles emails em que podem render alguns trocados de comissão. Eu mesma já fiz isso. Antes de ter blog eu costumava tirar dúvidas em outros blogs. Fazia uma pergunta atrás da outra, infelizmente raramente alguém respondia. Eu considero isso um ponto falho. Nada pior do que deixar alguém sem resposta ou responder apenas quando convém.
Outra coisa são os brindes oferecidos. Eu tenho uma opinião controversa sobre isso. Dar brindes pode ser uma excelente maneira de concretizar vendas. Mas recentemente eu tenho notado muitos abusos. Afiliados dando bônus em cima de bônus só na tentativa de forçar vendas. Isto é ruim porque a pessoa compra um curso, que já tem uma boa carga de informação e já ganham outras toneladas de bônus aumentando ainda mais esta carga. Acho que existe uma grande chance da pessoa ficar sufocada com tantas informações e não saber por onde começar. A maioria dos cursos atuais já possuem seus próprios bônus embutidos. Não me agrada a idéia de receber uma avalanche de bônus.
Eu já recebi um email que dava R$ 3 mil em bônus. Que coisa maluca! Quem é que vai dar todo esse valor de graça para alguém? Se o cara faz 100 vendas então ele deixou de lucrar R$ 30 mil? Isso é dinheiro jogado fora, na minha opinião.
Eu já percebi algo curioso: a oferta de bônus adoidado criou uma espécie de comprador: aquele que pula de blog em blog analisando os bônus oferecidos e comprando daquele afiliado que oferecer mais. O cara chega e pergunta “que bônus eu vou receber”? Estamos criando uma geração de folgados e mimados! Não é que não tenha que dar bônus. Eles continuam sendo importantes. Temos que evitar apenas os exageros de bônus que apenas sufocam as pessoas.
Tem também aquele afiliado super chato e insistente. Ele envia vários emails sobre o MESMO assunto só para tentar forçar as vendas daquele determinado produto. Com a chegada do Fórmula de Lançamento pudemos notar um verdadeiro frenesi de afiliados promovendo como loucos, assediando suas listas, oferecendo caminhões de bônus e alguns chegaram até ao ponto de enviar propaganda por correios. Isso para mim beira o desespero. Comissões muita altas parece que fazem muitas pessoas perder a cabeça, e é claro que a pessoa que está analisando isso fica logo desconfiada de algo que é oferecido com demasiada insistência. As anteninhas da desconfiança são ativadas!
Opa, não é uma crítica ao Formula de Lançamento e muito menos ao Érico Rocha. Ele é um cara maneiro e seu curso é muito bom. A crítica aqui é só com a atitude desesperada de alguns afiliados, que não são todos! Tem muitos que trabalham corretamente.
Este comentário já ficou mais longo do que devia. Então termino com a seguinte conclusão: ressalto o que foi digo no post: não compre por emoção! Compre apenas se aquele determinado infoproduto tem sentido para você. Não compre também se você já comprou cursos no passado e nao colocou nenhum em prática. É preferível pegar seus antigos cursos, reler, assistir aos vídeos novamente e tentar colocar em prática desde o começo.
Até mais
Susana